top of page

Estreia de Breno Silveira no cinema.


blog O cinema Sallva, junho 2022, 2 Filhos de Francisco (BRA, 2005)

2 Filhos de Francisco (BRA, 2005) marcou a estreia de Breno Silveira como diretor de cinema. O longa, que narra a história da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, foi um sucesso comercial atraindo mais de 5 milhões de espectadores. Atualmente, ocupa a 13º posição na lista dos filmes brasileiros mais assistidos nos cinemas, segundo a ANCINE.

Nesta entrevista para a Trip FM, Breno afirma que o projeto foi encomendado. Ele fez uma viagem à Goiânia para conhecer pessoalmente Francisco José de Camargo, pai da dupla sertaneja. Encantando com a história dele, Breno optou por tirar o foco da narrativa em Zezé e Luciano, que inicialmente narrariam a obra em off, para colocar Francisco como protagonista.

Breno morreu de ataque cardíaco aos 58 anos em 14 de maio de 2022, durante as gravações do filme Dona Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro, e ainda sem data para estrear. Nascido em 1964, Breno começou a carreira como fotógrafo de documentários, sendo o primeiro deles Santa Marta: Duas Semanas no Morro (BRA 1987), dirigido por Eduardo Coutinho. Já formado na Louis-Lumière, em Paris, ele fez extensa carreira em videoclipes e ficou conhecido por alguns deles como Segue o Seco, de Marisa Monte. No cinema, estreou como diretor de fotografia em Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (BRA, 1995), dirigido por Carla Camurati.

Abaixo, eu escolhi quatro cenas de 2 Filhos de Francisco para exemplificar a sua gramática audiovisual. Há conceitos como elipse e melodrama. As cenas estão disponíveis em meu Twitter.


blog O cinema Sallva, junho 2022, 2 Filhos de Francisco (BRA, 2005)

1) Nesta sequência de 1'05'' de duração, Francisco (Ângelo Antônio) caminha até o galinheiro para buscar ovos. Ao ouvir um galo cantar, ele tem uma ideia. Na cena seguinte, Francisco está diante dos filhos e ele executa o que pensou: obriga-os a comer os ovos que coletou no afã de que eles tenham a mesma potência vocal do galo.


blog O cinema Sallva, junho 2022, 2 Filhos de Francisco (BRA, 2005)

2) Nesta sequência de 1'30" de duração, ocorre um acidente de trânsito. A elipse é empregada em forma de fade em tela branca que dura cerca de 10 segundos. Já no hospital, vemos que a criança e o rapaz, que antes estavam no carro, sobreviveram ao acidente, embora estejam abatidos e com escoriações no rosto.


blog O cinema Sallva, junho 2022, 2 Filhos de Francisco (BRA, 2005)

3) Nesta sequência de 1'07'' de duração, a família está almoçando. Quando eles escutam o som de uma sanfona, Francisco levanta-se da mesa e olha em direção a um cômodo. O plano, fechado no rosto da criança, desce pelo instrumento musical até enquadrar a mão da criança dedilhando as notas. A câmera fica estática. A mão sai do quadro por alguns segundos e outra surge dedilhando mais notas musicais, exato momento quando ocorre a elipse. O movimento de câmera agora é inverso: ela percorre subindo a sanfona até o rosto de Mirosmar (Márcio Kieling), que agora não é mais criança.


blog O cinema Sallva, junho 2022, 2 Filhos de Francisco (BRA, 2005)

4) Nesta sequência de 2'17'' de duração, o melodrama é empregado para mostrar como Mirosmar encontrou inspiração para compor o maior sucesso de sua carreira: É o Amor, que na versão escolhida para o filme é interpretada por Maria Bethânia.


blog O cinema Sallva, junho 2022, 2 Filhos de Francisco (BRA, 2005)

1h32min

roteiro Patrícia Andrade e Carolina Kotscho

direção Breno Silveira

37 visualizações

Comments


bottom of page